top of page

Regulamento Jornada dos Educadores

Sobre a Gamificação dos Educadores: A Jornada dos Educadores é uma competição educativa virtual entre professores registrados na plataforma da Jovens Gênios (“Jornada”). Durante a Jornada, os professores realizarão atividades e avaliações disponíveis em educadores.jovensgenios.com para suas turmas, sendo pontuados pela criação e pelo engajamento de seus alunos.

Objetivo: O objetivo da Jornada é promover, de maneira dinâmica, o uso efetivo da ferramenta educacional Jovens Gênios por parte dos professores que compõem o corpo docente das escolas parceiras, a fim de empoderar os educadores e potencializar o desenvolvimento integral dos alunos.

Elegibilidade:
Poderão se inscrever na Gamificação:

a) Professores: são elegíveis os Professores do Ensino Fundamental I e II que estejam atualmente em pleno exercício de suas atividades e cadastrado como tal em escolas que possuam contrato vigente com a plataforma Jovens Gênios, no ano de 2024, desde que não possuam cargo de Coordenador, Diretor ou Orientador Pedagógico, seguindo o próprio registro feito na plataforma;
b) Embaixadores: são considerados Embaixadores do Ensino Fundamental I e II que atendam aos requisitos mencionados acima e que sejam nomeados como tais exclusivamente pela Jovens Gênios após serem indicados pela coordenação da escola. A qualificação como Embaixador é baseada no histórico de uso da plataforma em conjunto com a escola. Durante o período da gamificação, o perfil do embaixador cadastrado na plataforma será alterado para Gestor para que possa acompanhar o desempenho dos outros professores da escola;
c) O participante só poderá ser professor ou embaixador, não poderá ocupar as duas categorias.
d) As escolas e municípios que contrataram a plataforma da Jovens Gênios e queiram participar da Gamificação de Educadores, precisam estar adimplentes com suas obrigações contratuais, devendo, ainda, realizar a inscrição dentro do período vigente e possuir contrato vigente com a Jovens Gênios ao longo de todo o ano de 2024. 

Inscrição: A Inscrição dos Educadores e Embaixadores obedecerão os seguintes critérios:

a) Educadores: A inscrição deverá ser feita de forma pessoal e intransferível, exclusivamente, por meio do site educadores.jovensgenios.com, utilizando-se de acesso próprio. Após a leitura do regulamento, que estará disponível na plataforma e no site https://www.jovensgenios.com/regulamento-jornada-educadores, o participante deverá aceitar todas as condições, declarando estar de acordo com os requisitos de participação e garantindo que todas as informações prestadas em razão de sua participação são verdadeiras. O conteúdo e os dados cadastrais fornecidos são de inteira responsabilidade do inscrito;
b) Embaixadores: A coordenação deverá indicar apenas um candidato da escola para cada segmento (anos iniciais e finais), esse indicado passará pela aprovação da Jovens Gênios O embaixador selecionado deverá preencher um formulário com as informações necessárias para a inscrição e enviar após a leitura e o aceite do regulamento que estará disponível no próprio formulário de inscrição e no site https://www.jovensgenios.com/regulamento-jornada-educadores.

Atividades Professor: Dentro da Jornada, os Professores deverão realizar as atividades e avaliações disponíveis em educadores.jovensgenios.com, conforme os seguintes critérios:

a) Dentro do período de competição, os professores precisarão criar Desafio, Campeonato, Prova Genial, Tarefa e Aula Invertida na plataforma educadores da Jovens Gênios para seus alunos, sendo a pontuação de professores por atividade ou avaliação, definida nos seguintes termos:

Desafio = 10 pontos.

Campeonato = 10 pontos.

Prova Genial = 10 pontos.

Tarefa = 5 pontos.

Aula Invertida = 5 pontos

 

Atenção: Apenas as atividades criadas a partir do início da competição, no dia 02/09, serão consideradas para a contagem de pontos.

b) Além da pontuação por atividade criada, o professor também irá pontuar de acordo com o engajamento dos alunos por atividade criada. Para um estudante ser considerado ativo (ou engajado) em uma atividade, ele precisa responder àquela atividade. Sendo assim, a pontuação dos professores por engajamento é definida nos seguintes termos:


Para Desafio, Campeonato, Tarefa e Aula Invertida a pontuação será de:

15% a 24,99% alunos ativos = 5 pontos

25% a 39,99% alunos ativos= 10 pontos

40% a 59,99% alunos ativos= 15 pontos

60% a 79,99% alunos ativos= 20 pontos

80% a 100% alunos ativos= 30 pontos

 

Para a Prova Genial a pontuação bônus será de:

40% a 49,99% alunos ativos = 5 pontos

50% a 59,99% alunos ativos = 10 pontos

60% a 79,99% alunos ativos = 15 pontos

80% a 89,99% alunos ativos = 20 pontos

90% a 100% alunos ativos = 30 pontos

 

Para que as atividades criadas sejam elegíveis para pontuação com base no engajamento dos alunos, é necessário que, no mínimo, 60% dos alunos da turma selecionada estejam inscritos na atividade específica.

c) Atividades ou avaliações que não alcancem a pontuação mínima de 5 pontos através do engajamento dos alunos, serão anuladas, sendo convertida para zero pontos;

 

d) Haverá uma limitação de 60 atividades ou avaliações criadas pelo professor durante o período da gamificação.

 

e) Toda e qualquer atividade ou avaliação criada que exceda o limite, ou fora das características obrigatórias, será desconsiderada e não terá qualquer tipo de pontuação atribuída;

 

f) A Jovens Gênios terá momentos surpresas que irão valer pontuações extras, essa pontuação será informada durante o momento surpresa. A divulgação dessa dinâmica será feita pelo Instagram @jovensgenios.

Atividades Embaixador: Os Embaixadores deverão observar o seguinte:
a) Alunos com Engajamento nas Atividades da Gamificação

Este indicador se dará a partir de alunos que respondam a ao menos uma questão, em atividades elegíveis da gamificação que forem criadas por um educador da escola. Uma vez ativo, o aluno não pode perder essa classificação. A pontuação será a porcentagem de alunos ativos dividido por dois. Ou seja, se uma escola possui 60% dos alunos respondendo ao menos uma questão, em uma atividade elegível da gamificação, através de professores inscritos, o Embaixador ganhará 30 pontos.

b) Percentual de Professores Ativos

A pontuação correspondente ao percentual de professores ativos será calculada dividindo-se o percentual por dois. Por exemplo, se o percentual de professores ativos for de 50%, o Embaixador receberá 25 pontos.

c) Percentual de Adesão ao Raio X
A pontuação referente ao percentual de adesão ao Raio X será igual ao valor percentual de adesão, arredondado para baixo, considerando apenas números inteiros. Por exemplo, se a adesão for de 80.4%, o Embaixador receberá 80 pontos. Este indicador será pontuado duas vezes, considerando que haverá dois Raio X durante o período de gamificação. A adesão do segundo Raio X será pontuada até o último dia da Gamificação.

d) Média de Questões Respondidas por Aluno

A pontuação referente à média de questões respondidas por aluno será calculada dividindo-se a média pelo fator de 10. Por exemplo, se a média de questões respondidas por aluno no período for de 500, o Embaixador receberá 50 pontos.

e) Média de Interação com novos planetas

Este indicador será a média da porcentagem de alunos que realizou ao menos uma missão nos novos planetas, separados por segmento. Os novos planetas são: Artes e Empreendedorismo para o Fundamental II e Esportes e Socioemocional para o Fundamental I.

A conta se daria da seguinte forma:
Artes: 50% dos alunos do Fund II com ao menos uma missão feita.
Empreendedorismo: 50% dos alunos do Fund II com ao menos uma missão feita.
Esportes: 50% dos alunos do Fund I com ao menos uma missão feita.
Socioemocional: 50% dos alunos do Fund I com ao menos uma missão feita.

Ao final, a média será dividida por dois, para obter-se a pontuação. Neste caso, a média seria 50%, que conferiria 25 pontos ao Embaixador.

Caso um Embaixador pertença a um segmento (Fundamental I ou Fundamental II), o segmento restante será excluído da conta.

Recompensas extras

a) O educador inscrito na categoria de Professor terá direito a ganhar um item, da coleção da Jovens Gênios, a cada 500 pontos conquistados. A Jovens Gênios entrará em contato com o professor através do número de whatsapp, fornecido pelo mesmo no formulário de inscrição, para avisar da conquista. O envio será feito para a escola do educador inscrita na gamificação. O código de rastreio será enviado ao professor no dia da postagem do item, e o mesmo deverá ser acompanhado pelo participante. Caso o item retorne a sede da Jovens Gênios por ausência na entrega dos correios, o reenvio não será feito. A Jovens Gênios irá custear o envio do item.

b) O educador inscrito na categoria de Embaixador terá o direito a escolher uma camisa no ato da inscrição através do formulário que deverá preencher, esse formulário será enviado pela Jovens Gênios. Além da camisa escolhida no ato da inscrição, o Embaixador terá o direito a ganhar um item, da coleção da Jovens Gênios, a cada 150 pontos conquistados. A Jovens Gênios entrará em contato com o embaixador através do número de whatsapp, fornecido pelo mesmo no formulário de inscrição, para que possa combinar o item. O envio será feito para a escola do embaixador inscrita na gamificação. O código de rastreio será enviado ao embaixador no dia da postagem do item, e o mesmo deverá ser acompanhado pelo participante. Caso o item retorne a sede da Jovens Gênios por ausência na entrega dos correios, o reenvio não será feito. A Jovens Gênios irá custear o envio do item.
 

Divulgação dos selecionados para a Premiação da Gamificação: Os selecionados serão divulgados no site e redes sociais da Jovens Gênios, em até 15 dias corridos que antecedem o evento presencial de premiação. Antes da divulgação no site e redes sociais, as escolas com os professores e embaixadores selecionados também serão informados diretamente sobre o resultado por meio do time de consultores da Jovens Gênios.

Premiação:
Estabelecida a ordem de classificação, a Jovens Gênios promoverá a premiação em duas categorias diferentes:


Professores:
1° lugar geral – 1 (um) viagem de cruzeiro a ser definida pela Jovens Gênios ou 1 (um) Iphone;

2° lugar geral – 1 (um) notebook ou 1 (um) playstation 5;

3° lugar geral – 1 (uma) Televisão 55” ou 1 (um) Tablet;

4° lugar geral – 1 (um) Kindle ou 1 (um) smartwatch;

5° lugar geral – 1 (um) Fone de ouvido ou 1 (uma) caixa de som portátil;



Embaixadores:
1° lugar geral – 1 (um) viagem de cruzeiro a ser definida pela Jovens Gênios ou 1 (um) Iphone;

2° lugar geral – 1 (um) notebook ou 1 (um) playstation 5;

3° lugar geral – 1 (uma) Televisão 55” ou 1 (um) Tablet;

4° lugar geral – 1 (um) Kindle ou 1 (um) smartwatch;

5° lugar geral – 1 (um) Fone de ouvido ou 1 (uma) caixa de som portátil;


Empate Professor: Ocorrendo igualdade de pontuação entre dois ou mais Professores participantes na Jornada de Gamificação, a Jovens Gênios adotará, para fins de classificação, um procedimento de desempate baseado em critérios secundários predeterminados, aplicados sequencialmente e com rigorosa avaliação, conforme abaixo elencados em ordem de aplicação:

 

1. Média de questões feitas por atividade ou avaliação de suas criações: Prioridade será dada ao Professor que possuir maior média de questões formuladas por atividade ou avaliação implementada.

2. Média de tempo de estudo por atividade ou avaliação de suas criações: Em sequência, considerar-se-á o Professor com a maior média de tempo dedicado por estudantes em cada atividade ou avaliação proposta.

3. Porcentagem de alunos ativos totais de suas criações: Será avaliada a porcentagem total de alunos ativos engajados nas criações do Professor.

4. Desempenho por atividade ou avaliação de suas criações: Analisar-se-á o desempenho médio dos estudantes por atividade ou avaliação desenvolvida pelo Professor.

5. Diversidade de habilidades desenvolvidas de suas criações: Por último, será considerado o Professor que demonstrar maior diversidade de habilidades distintas desenvolvidas através de suas criações.

A aplicação desses critérios ocorrerá de maneira sequencial e cumulativa, onde o primeiro critério servirá como o primordial fator de desempate. Na hipótese de persistir o empate após a aplicação do primeiro critério, proceder-se-á à avaliação baseada no segundo critério, e assim sucessivamente, até que se identifique um desempate.

A Jovens Gênios se compromete a uma aplicação imparcial e meticulosa desses critérios, visando assegurar a justiça e a equidade na classificação dos professores, e garantir que o reconhecimento seja concedido de forma equitativa a todos os participantes que demonstrarem excelência e dedicação no desenvolvimento de suas atividades educacionais na Jornada.


Empate Embaixador: Ocorrendo igualdade de pontuação entre dois ou mais Embaixadores participantes na Jornada de Gamificação, a Jovens Gênios adotará, para fins de classificação, um procedimento de desempate baseado em critérios secundários predeterminados, aplicados sequencialmente e com rigorosa avaliação, conforme abaixo elencados em ordem de aplicação:

1. Média de tempo de estudo por atividade ou avaliação nas criações de sua escola e segmento: Em sequência, considerar-se-á o Embaixador com a maior média de tempo dedicado por estudantes em cada atividade ou avaliação proposta.

2. Porcentagem de alunos ativos totais nas criações de sua escola e segmento: Será avaliada a porcentagem total de alunos ativos engajados nas criações dos educadores.

3. Desempenho por atividade ou avaliação nas criações de sua escola e segmento: Analisar-se-á o desempenho médio dos estudantes por atividade ou avaliação desenvolvida.

4. Diversidade de habilidades desenvolvidas nas criações de sua escola e segmento: Por último, será considerado o Embaixador que demonstrar maior diversidade de habilidades distintas desenvolvidas.

A aplicação desses critérios ocorrerá de maneira sequencial e cumulativa, onde o primeiro critério servirá como o primordial fator de desempate. Na hipótese de persistir o empate após a aplicação do primeiro critério, proceder-se-á à avaliação baseada no segundo critério, e assim sucessivamente, até que se identifique um desempate.

A Jovens Gênios se compromete a uma aplicação imparcial e meticulosa desses critérios, visando assegurar a justiça e a equidade na classificação dos professores, e garantir que o reconhecimento seja concedido de forma equitativa a todos os participantes que demonstrarem excelência e dedicação no desenvolvimento de suas atividades educacionais na Gamificação.


Disposições Específicas: À Jovens Gênios, reserva-se o direito de desclassificar participantes que tentem manipular ou burlar o sistema de avaliação. Serão consideradas apenas pontuações feitas dentro do contexto da Gamificação. Qualquer tipo de fraude será investigada e o responsável será desclassificado, de modo a sofrer as medidas legais cabíveis. As atividades da Gamificação de Educadores devem ser feitas somente pelo professor ou embaixador, utilizando-se de acesso próprio e intransferível, em caso de terceiros fazendo as atividades, o educador ou embaixador será desclassificado.


Evento de Premiação: O evento de premiação terá sua data divulgada em breve.. A Jovens Gênios irá arcar com os gastos de traslado e hospedagem dos educadores e dos embaixadores vencedores. A escolha do translado e hospedagem ficam a critério da Jovens Gênios e serão informados em até 15 dias antes do evento.

Cronograma:
Inscrições para a Gamificação de Educadores JG: 01/08/2024 a 31/08/2024
Início da Gamificação de Educadores JG: 02/09/2024
Prazo de conclusão da Gamificação de Educadores JG: até 30/11/2024
Apuração de resultados (auditoria): 01/12/2024 a 15/12/2024
Evento da Premiação: Será anunciado.


Alterações do Regulamento: Por fim e a qualquer tempo, o presente Regulamento poderá ser retificado, revogado ou anulado, no todo ou em parte, sem que isso implique o direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza. 

 

Sigilo de confidencialidade dos dados: A proteção de dados pessoais é uma das principais preocupações da Jovens Gênios. Todos os dados coletados dos participantes serão tratados de acordo com a legislação vigente aplicável, incluindo, mas não se limitando à Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 e Decreto nº 8.771, de 11 de maio de 2016 (“Marco Civil da Internet”) e Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (“Lei Geral de Proteção de Dados” ou “LGPD”), no que couber e for aplicável, com a máxima confidencialidade e utilizados apenas para fins de realização e divulgação da Gamificação. Os dados pessoais fornecidos pelos participantes serão armazenados em servidores seguros e só poderão ser acessados por pessoas autorizadas. Ao participar do concurso cultural, os participantes concordam com os termos e condições descritos nesta cláusula LGPD.

 

Finalidades dos tratamentos: O tratamento dos dados pessoais ora coletados possui como finalidades: (i) identificar o participante; (ii) viabilizar a divulgação e publicação do andamento da Gamificação de Educadores; (iii) realização/entrega de premiações e convites; (iv) publicação do resultado final; (v) viabilizar o envio de comunicados diversos ao candidato; (vi) permitir acesso aos sistemas e às ferramentas disponibilizados pela Jovens Gênios; (vii) permitir o exercício regular de direitos assegurados à Jovens Gênios, e (viii) realização de estudos estatísticos.

 

Período de tratamento: Os dados pessoais tratados pela Jovens Gênios são mantidos apenas por período indispensável para alcance das finalidades apresentadas neste aviso de privacidade e por eventual período adicional quando necessário para cumprimento de obrigações legais.

 

Termo de autorização de uso de imagem: Os participantes da Gamificação de Educadores autorizam, desde já, a utilização de suas imagens, vozes e nomes em fotos, vídeos e/ou gravações, em qualquer meio de comunicação, para divulgação do resultado da Gamificação de Educadores, sem qualquer ônus para a organização do concurso. A autorização é concedida de forma gratuita, por prazo indeterminado e abrange todo o território nacional e internacional. A utilização das imagens e demais elementos não poderão ser feitas de forma que exponha o participante à situações vexatórias ou constrangedoras, conforme a Lei nº 9.610/98 (Lei dos Direitos Autorais) e com a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados).

 

Propriedade Intelectual: Os Educadores concordam que que toda a propriedade intelectual relacionada aos materiais e conteúdos que terão acesso em decorrência da Gamificação de Educadores pertencerá integral e exclusivamente à Jovens Gênios. Caso os materiais e conteúdos sejam desenvolvidos, nesse período, este será de titularidade exclusiva da Jovens Gênios ou de quem esta indicar.


Considerações Finais: Os organizadores da Gamificação de Educadores Jovens Gênios se comprometem a zelar pela integridade e transparência do processo avaliativo, garantindo a credibilidade do evento. Todos os participantes terão acesso às pontuações. Quaisquer dúvidas ou informações adicionais sobre o regulamento podem ser obtidas no site da Jovens Gênios, chat do Me Ajuda JG na plataforma ou por meio do whatsapp (21) 97016-7092. As decisões da Jovens Gênios, em qualquer uma das etapas, serão soberanas, não se admitindo contra elas nenhum recurso. Não serão devolvidos textos, documentos ou quaisquer materiais entregues ou enviados para a Jovens Gênios. A Jovens Gênios compromete-se a prestar esclarecimento sobre eventuais dúvidas decorrentes deste regulamento.

bottom of page